BLOG CONFIAGRO
A importância do manejo das plantas daninhas
São diversos os problemas que o agricultor enfrenta para obter o resultado esperado em seu campo de produção. Clima, pragas, doenças e também as plantas daninhas.
Estudos da Embrapa que o controle das plantas daninhas se torna menos trabalhoso na entressafra, quando ainda estão pequenas e mais suscetíveis aos herbicidas. Após isso podem haver dificuldades pela alta infestação, resultado da grande capacidade de multiplicação da maioria das invasoras.
As invasoras competem por água, luz e nutrientes, podendo ainda, ser hospedeiras de pragas e doenças da lavoura. Controlá-las, portanto, é fundamental, começando pelos cuidados para não introduzi-las no espaço produtivo junto com os fertilizantes ou com as sementes de plantas de cobertura ou até mesmo, do grão. É muito importante que o agricultor monitore sua lavoura, para que identifique o surgimento das plantas resistentes e providencie a melhor forma de eliminá-las, antes que se reproduzam e espalhem suas sementes.
As plantas daninhas continuarão a ser um problema de difícil manejo, embora o setor produtivo possa contar com a expectativa de soluções tecnológicas futuras capazes de amenizar as contrariedades.
Fonte: Canal Rural - Blog da Embrapa
Data: 17/04/2020